A Semana



Caio Cunha é o último candidato entrevistado por Fabíola Pupo

O candidato à reeleição respondeu às perguntas de diversas áreas

No dia 30 de setembro (segunda-feira) foi realizada a última edição do podcast Pod.Falar com Fabíola Pupo com os candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes. No momento, Caio Cunha (Podemos) foi o entrevistado. Por cinco semanas recebendo os prefeituráveis, Fabíola Pupo tratou de temas importantes para a população, como: saúde, educação, segurança e mobilidade. “Acredito que atingimos o nosso objetivo com os programas, que foi passar informações de qualidade para que o nosso público consiga escolher o melhor candidato para a nossa Mogi das Cruzes”, fala a apresentadora.
Caio Cunha já tem experiência na política, pois foi vereador por dois mandatos em Mogi e disputou a eleição de 2018 para deputado estadual. Após, entrou para a Prefeitura em 2021.
Iniciando o programa com a área da saúde, Caio explicou que prioriza a Atenção Primária de Saúde, por ser uma responsabilidade do município, ampliando as possibilidades de atendimento, criando e ampliando novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Saúde da Família, aumentando, assim, o horário de funcionamento em alguns bairros para 12 horas e, em outros, em até 24 horas. Também, explica que quer abrir a Maternidade Municipal, mas com responsabilidade, articulando com o governo estadual. “Não vou abrir a maternidade com recursos do município, sendo que a obrigação é do Estado, pois gastaria seis milhões de reais por mês para atender gente da região toda, não só de Mogi das Cruzes”, comenta.
Sobre educação, o candidato revela que pegou a Prefeitura com um déficit de vagas muito grande, com mais de três mil crianças aguardando. Assim, criou 11 novas unidades escolares. Sobre as merendas, Caio conta que é a alimentação da cidade é reconhecida pela ONU como uma das merendas mais saudáveis do mundo, pois 70% dos produtos vêm da agricultura familiar.
Quando o assunto é atendimento para crianças com espectro autista, explica que, na Escola Clínica TEA, o objetivo é dobrar o atendimento para o próximo ano. Até o momento, a escola atende duas mil crianças. Também criará um centro para jovens e adultos com deficiência. “A Clínica TEA é um passo para a inclusão das crianças na escola”, enfatiza o candidato.
Ainda sobre educação, o Plano de Governo do prefeiturável é oferecer um auxílio para a mãe – que possui seu filho na creche -, trabalhar na instituição de ensino no primeiro ano da criança, para que não interrompa a amamentação e o relacionamento maternal.
Revelou que tem a intenção de ter escolas de ensino integral com um calendário escolar, em que a criança receberá ensino de qualidade, seja através da robótica, do esporte ou da dança.
Na segurança, relata que investiu R$ 49 milhões, trocando as câmeras de segurança por equipamentos com tecnologia, adquirindo novas viaturas e aumentando o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM). “Investimentos em tecnologia, infraestrutura e inteligência. O que era para ser um batalhão da GCM, fizemos uma central de monitoramento, integrando as forças de segurança. Não entra e sai nenhum veículo sem a identificação pelo município”, saliente o prefeito.
De acordo com Caio, o objetivo é fazer com que Mogi, nos próximos quatro anos, se torne a cidade mais segura do Brasil.
Quando o assunto é a GCM, o seu Plano de Governo revela que pretende decentralizar os seus pontos de partida, oferecendo uma unidade 24 horas de monitoramento da Guarda para atender as mulheres pela Patrulha Maria da Penha.
Sobre mobilidade, o candidato à reeleição conta que, para melhorar o trânsito, precisa fazer planejamento. Em César de Souza, está terminando um sistema viário novo: “Vamos finalizar o anel viário. Só estamos esperando uma autorização para iniciar a obra da Mogi-Bertioga até César de Souza. Assim, os veículos não precisarão passar pelo centro, se não for necessário”.
Sobre terminal de ônibus, comenta que possui um estudo e parecer técnico sobre uma necessidade de um terminal em César de Souza: “Estamos brigando para que o trem vá até o distrito. Faremos um novo programa de mobilidade urbana, remodelando o transporte coletivo, de massa e as vias da cidade”.
O controle de tráfico central e semafórico será um sistema novo de semáforos inteligentes, que faz a medição tanto via inteligência artificial quanto leitura de espaços para abrir e fechar o semáforo. “Tudo o que tivermos que investir em tecnologia e segurança, a gente vai fazer com gosto e com agilidade”, finaliza Caio Cunha.
Quem quiser assistir às entrevistas do Pod.Falar com Fabíola Pupo, pode entrar no link: https://www.youtube.com/c/ATCASTTVPodcast.

Caio Cunha apresentou seu Plano de Governo à Fabíola Pupo

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo