A Semana



Secretaria de Saúde reforça importância da atualização da caderneta de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano está incentivando a população a comparecer em um dos 24 postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. A medida é especialmente importante para proteger os públicos mais vulneráveis, considerando as oscilações do clima e a proximidade da estação mais quente e chuvosa, que aumentam a necessidade das vacinas contra gripe e dengue.
Até 19 de setembro, a Vigilância Epidemiológica registrou 230.902 doses aplicadas em 2024, distribuídas entre 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 12 Unidades de Saúde da Família (USFs). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto na UBS Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h. É necessário apresentar documento com foto, CPF, cartão SUS e a carteirinha de vacinação.
Para a vacina contra a gripe (Influenza), disponível para todos com mais de seis meses de idade, foram aplicadas 73.955 doses, cobrindo 67,33% das crianças e 51,68% dos idosos. Já a vacina contra a dengue, destinada a crianças e pré-adolescentes de dez a 14 anos, teve 14.895 doses aplicadas. A cobertura da segunda dose ainda precisa ser ampliada, com apenas 20,07% do público-alvo vacinado.
Em relação à Covid-19, foram aplicadas 29.259 doses, incluindo 8.760 da vacina Spikevax monovalente, atualizada para a variante XBB. Esta vacina está disponível para diversos grupos prioritários, como crianças, idosos, imunocomprometidos, gestantes e outros.
No primeiro semestre, foi realizado um “Dia D” de Multivacinação, com foco na poliomielite, em 8 de junho, resultando na aplicação de 4.221 doses contra 18 vírus diferentes, sendo 1.374 contra a poliomielite.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destacou que a atualização do esquema vacinal faz toda a diferença para a proteção da população. “É fundamental que todos os munícipes que precisam complementar sua caderneta com as doses que estão faltando se dirijam a uma de nossas unidades da rede municipal. Os imunizantes estão à disposição dos moradores para que possam garantir a prevenção e cuidado que se fazem necessários”, ressaltou Ferreira.

Crédito: Glaucia Paulino/Secop Suzano
No primeiro semestre, foi realizado um “Dia D” de Multivacinação, com foco na poliomielite

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo