Ação visa realizar 2 mil mamografias e 1,2 mil ultrassonografias em dois meses
A Secretaria Municipal de Saúde deu início, na segunda-feira (09), aos atendimentos com a carreta da mamografia na região sul da cidade. O veículo está instalado na unidade do Posto Shell, localizada na Rua Sebastião Moreira, 111, no bairro Parque Palmeiras, onde permanecerá por 15 dias. Serão distribuídas ao menos 45 senhas diariamente, a partir das 7h30, com exames realizados até as 16h30.
Essa ação faz parte do projeto “Saúde Itinerante”, que ocorre durante dois meses na cidade, com o objetivo de tornar os exames de imagem mais acessíveis para a população das regiões norte e sul. A expectativa é realizar duas mil mamografias e 1,2 mil ultrassonografias de diversas especialidades, atendendo pacientes já agendadas pelo setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
Para mulheres de 50 a 69 anos, o atendimento é feito sem necessidade de pedido médico. Basta apresentar documento de identidade com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Já para mulheres entre 35 e 49 anos e acima dos 70 anos, é necessário solicitação de médico ou enfermeiro, além dos documentos mencionados.
No dia do exame, recomenda-se evitar o uso de cosméticos, como desodorante, creme e talco. O exame deve ser realizado entre o 5º e o 10º dia após o início da última menstruação. Pacientes que tenham feito exame de contraste venoso devem aguardar 48 horas antes da mamografia. Gestantes e lactantes geralmente não são submetidas ao procedimento.
No primeiro mês do projeto, os atendimentos foram realizados na Unidade de Saúde da Família (USF) Manuel Evangelista Oliveira, no Jardim São José, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Isack Oguime, no Parque Maria Helena. Na USF, foram realizadas 452 mamografias e 205 ultrassonografias em duas semanas. Na UBS, foram 675 mamografias e 349 ultrassonografias em três semanas.
O secretário Diego Ferreira ressaltou a importância da iniciativa e convocou a população para participar do projeto. “É uma grande oportunidade para as mulheres realizarem exames de rotina. Todo cuidado com a saúde é pouco. Já passamos pela região norte e central e agora nos concentraremos no distrito de Palmeiras”, afirmou.
Crédito: Glaucia Paulino/Secop Suzano
Secretaria Municipal de Saúde iniciou os atendimentos com a carreta da mamografia