André Gustavo Paulo Frontin foi um dos grandes e principais engenheiros do Brasil. Nasceu em 17 de setembro do ano de 1860, na cidade do Rio de Janeiro, filho de Jean Gustave Paul de Frontin e Laurence Hyppyte Eulalie Villan.
Desde cedo, mostrou sua paixão pelos estudos. Prova maior foi quando, aos 19 anos de idade, recebeu o prêmio de destaque pelos estudos na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, quando se formou engenheiro. Aos 20, recebeu a carta de bacharel de ciências físicas e matemáticas e engenharia de minas. No ano de 1882, com apenas 22 anos de idade, foi nomeado catedrático de “máquinas a vapor”.
Em maio de 1890, na Empresa Melhoramentos do Brasil, durante os anos de 1893 a 1898, projetou a construção da Estrada de Ferro Central do Brasil (novembro 1896 a setembro de 1897), realizando várias obras de grande importância para o seu desenvolvimento e o progresso de várias cidades ao longo da linha férrea.
Em 1906, quando foi organizada uma comissão para a construção da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, na cidade do Rio de Janeiro, foi nomeado como um dos responsáveis pela obra na função de engenheiro-chefe.
Em janeiro de 1910, foi nomeado novamente diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil. Foi nesta administração que Mogi das Cruzes passou a fazer parte de sua vida. Um ano após assumir, recebeu um pedido do Tenente Manoel Alves dos Anjos, prefeito mogiano daquela época, requerendo a circulação de um trem de subúrbio com horários diários e regulares, entre Mogi das Cruzes e São Paulo.
Em junho de 1912, em viagem a São Paulo, o Dr. Paulo Frontin esteve novamente em Mogi e determinou que quatro trens de subúrbio circulassem de Mogi das Cruzes para São Paulo, e outros quatro de São Paulo para Mogi das Cruzes. Em junho de 1914, voltou à cidade para a inauguração da estação Santo Ângelo, atual estação ferroviária de Jundiapeba.
Em novembro do mesmo ano, a Câmara Municipal inaugurou um quadro em sua homenagem, em cujo ato o Dr. Paulo Frontin esteve presente com sua comitiva. Após as festividades, o ilustre engenheiro, comitiva e autoridades municipais seguiram viagem para a estação de Luís Carlos para inaugurá-la, hoje, na atual cidade de Guararema.
Em janeiro de 1919, em reconhecimento por todo o trabalho realizado, foi convidado para assumir a administração da cidade do Rio de Janeiro.
Faleceu em 15 de novembro de 1933.
Fontes:
– Viajantes Ilustres de Mogi das Cruzes – Isaac Grinberg – 1993
–https://arte-e-cultural-mogiana.webnode.page/products/dr-paulo-de-frotin/#!
Foto:
– Paulo Frontin