A Semana



O aniversário de Mogi das Cruzes

Neste domingo, 1, nossa cidade completa 464 anos. Mogi, mesmo com toda sua pujança precisa de cuidados. Na cultura, na saúde, na segurança. Mas, como toda cidade grande, cada governo faz o que pode.
Mogi das Cruzes nasceu com os anseios do Governador Geral de São Paulo, Dom Francisco de Souza, que chegou em 1599 dedicando todos os seus esforços para a procura de ouro e prata. Seus olhos logo se voltaram para os lados do Tietê e Paraíba porque, na época, muito se falava que se encontravam as cobiçadas minas.
Assim, Dom Francisco de Souza determinou a feitura de uma estrada para chegar por estas bandas. E quem ele chamou para tal missão? Gaspar Vaz.
Estrada feita, alguns já foram se fixando no novo povoado, inclusive Gaspar Vaz, que, em 1601, já morava por aqui. E o pequeno povoado foi crescendo. Em 1611, ele e outros moradores ilustres assinam um requerimento ao governador pedindo a elevação do povoado à Vila.
O processo, iniciado em 8 de abril de 1611, terminou em 17 de agosto com despacho do Governador Geral. Em 10 de junho do mesmo ano, falece Dom Francisco de Souza e seu filho Dom Luis de Souza assume o governo. Reiterando a palavra do pai, determina a elevação de Mogi à Vila, o que acontece em 1 de setembro de 1611.
A partir desse momento, nossa cidade foi crescendo, e o resultado nós estamos vivendo agora. O progresso se desenvolveu num patamar que a tecnologia assumiu ares de ficção científica, tanto que, no caso dos jornais, alguns fecharam e outros adaptaram-se à nova realidade. O jornal A Semana sempre na função de informar o leitor está sempre se renovando e atento às novas tecnologias.
Queremos para Mogi um desenvolvimento sustentável, seu patrimônio histórico preservado e sua história contada em salas de aula para que os pequenos mogianos aprendam a viver e pensar sua ancestralidade.
Queremos sempre uma Mogi melhor. Parabéns, Mogi!

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo