A Semana



Balá

Antonio Pinto Junior, o Balá, nasceu em Mogi das Cruzes, no dia 25 de agosto de 1923, filho do português Antonio Pinto e da itálo-brasileira, Dolores Carra Pinto.
Desde jovem, começou a trabalhar. Primeiro, aprendeu com sua mãe a bordar meias. Posteriormente, na juventude, aprendeu a profissão de sapateiro e, juntamente com seus irmãos, Waldemar Pinto e Benedito Pinto, fundaram a Casa São Raphael, na Rua Cel. Souza Franco, onde fabricavam sapatos e botinas artesanalmente e forneciam para as indústrias existentes no município, região e até para fora do país.
Como muitos outros mogianos da época, também emprestou seus esforços na construção e manutenção de várias entidades assistenciais, tais como Maternidade da Mãe Pobre, Creche Fraternidade do Centro Espírita Antonio de Pádua e a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, doando mil tijolos por mês a cada entidade. Participou também das reuniões e planejamento para a abertura da Mogi Bertioga.
Posteriormente, assumiu sozinha a Sapataria, quando mudou o nome da mesma para “Sapataria do Balá” passando, além da confecção de botinas, a trabalhar principalmente com consertos de sapatos, bolas de futebol, etc., sempre no endereço da Rua Cel. Souza Franco, próximo ao Mercado Municipal.
Foi casado com Nadir Cardoso Pinto, com quem teve os filhos: Airton Pinto, Marcia do Carmo Pinto Godoi Cintra (falecida), Sonia Regina Passos, Conceição Cardoso Pinto De Rose Nogueira, Mauro Sergio Pinto, Fatima Cardoso Pinto e Benedito Renato Pinto, que lhes deram 18 netos e 19 bisnetos.
Após seu casamento, como gostava de futebol, passou a frequentar a sede da A.A. Comercial, no bairro do Shangai. Quando este clube foi retirado do local onde estava, tornou-se seu presidente por vários anos, ajudando a conseguir junto aos Prefeitos da época, a área onde se localiza até hoje, no bairro Mogilar.
Foi candidato a vereador por duas vezes, não sendo eleito.
Após o falecimento de sua primeira esposa, casou-se com Maria Edite Ribeiro Pinto, com quem não teve filhos.
Faleceu dia 04 de março de 2009, deixando a lembrança de um homem digno, muito alegre e querido.

Fonte

– Depoimento de Airton Pinto, filho mais velho do Balá

Foto

– Balá – Arquivo pessoal de Airton Pinto

Rouxinol Mogi

Mogiano, é designer gráfico com trabalhos em vários jornais da região. Pesquisador da história de Mogi das Cruzes há quarenta anos. Recebeu vários prêmios: duas vezes o “Profissionais do Ano” e uma vez “Personalidades de Mogi e Região”, prêmios esses pela divulgação da história de Mogi. Autor do livro “Mogy Antiga”, é membro da AMHAL - Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras.

Comente abaixo