A nova base substituirá a atual e oferecerá melhores condições para o atendimento
Na manhã da terça-feira (02), o prefeito Caio Cunha assinou a cessão de uso de uma nova área para ser a base do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros no distrito de Brás Cubas. A cerimônia foi realizada no local que receberá a estrutura, localizada na Avenida Japão com a Avenida Júlio Simões. O evento contou com a participação de autoridades municipais e da corporação estadual.
A nova sede substituirá a atual, que fica na Avenida Henrique Peres, próximo ao viaduto Professor Argeu Batalha, e oferecerá melhores condições de trabalho para os bombeiros. Após a construção e entrega da nova sede, o imóvel atual deverá ser utilizado por outra estrutura municipal voltada à segurança pública.
De acordo com o prefeito, “o distrito de Brás Cubas é o mais populoso de Mogi das Cruzes e conta com uma base pequena para a necessidade. Logisticamente, é importante ter uma base nesta nova área, já que o deslocamento é fácil para Brás Cubas, Jundiapeba e bairros periféricos”.
O prefeito destacou ainda a participação do comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Mauro César Carnevalle, para a viabilização da cessão de uso do imóvel. Para que a assinatura fosse possível, foi necessária uma alteração na Lei Orgânica do Município, aprovada pela Câmara Municipal. Na sequência, todas as providências burocráticas e técnicas foram desenvolvidas pela administração municipal.
“Agradecemos à Prefeitura e à Câmara Municipal pela cessão do novo imóvel para a base do subgrupamento em Brás Cubas. Isso mostra o compromisso da gestão municipal para uma melhor prestação de serviço para a comunidade”, disse o comandante do Comando de Bombeiros Metropolitano, coronel Alexandre Merlin.
Pela Prefeitura, serão realizadas a elaboração do projeto e as obras para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros, gerando um investimento previsto de R$ 2,8 milhões. Com a assinatura da cessão de uso, a Prefeitura passa a buscar a viabilização de recursos para a obra junto à Lei Orçamentária Anual (LOA), junto ao Fundo Especial de Manutenção do Corpo de Bombeiros (Febom) e emendas parlamentares.
A nova base será construída em um terreno de 2,1 mil metros quadrados e oferecerá mais estrutura para o trabalho do Corpo de Bombeiros no atendimento às regiões de Brás Cubas e Jundiapeba. Os destaques são a facilidade de deslocamento pelas avenidas Japão e Júlio Simões, o acesso à Via Perimetral, ao corredor das avenidas Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco e à Rodovia Mogi-Bertioga.
De acordo com os levantamentos realizados pelo Corpo de Bombeiros, a estimativa é que o tempo de resposta para as ocorrências pela nova base tenha uma diminuição de 10 minutos. Da cerimônia de assinatura da cessão de uso da área, participaram: o secretário municipal de Segurança, Augusto Cesar Barbosa; o presidente da Câmara Municipal, José Francimário Vieira de Macedo; e os vereadores Johnross Jones Lima, Mauro de Assis Margarido, Edson Alexandre Pereira, Carlos Lucarefsky, Marcos Furlan e Eduardo Ota, além de secretários municipais.
Com 2,1 mil metros quadrados, área será a nova base do Corpo de Bombeiros do distrito