A Operação Cata-Tranqueira, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, atenderá nesta quarta-feira (26/6), a partir das 7 horas, a Vila Cléo, a Vila São Sebastião e o Conjunto Residencial Álvaro Bovolenta. Quem vive na região deve deixar nas calçadas em frente de casa os itens que queira descartar. A Operação Cata-Tranqueira foi ampliada recentemente para atuar em todas as regiões da cidade.
A iniciativa faz parte do Plano de Zeladoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, juntamente com o Programa Cidade Bonita, que é o mutirão de manutenção e zeladoria realizado todas as semanas, com duração média de sete dias, com o objetivo de deixar os bairros da cidade em boas condições ao longo de todo o ano.
Orientações
A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal por parte das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de materiais inservíveis, que a população deseja descartar, em um conjunto pré-determinado de bairros. Para tanto, basta que as pessoas disponham na calçada em frente às suas casas os itens que desejam descartar. Caso a demanda no bairro seja muito grande, os serviços são finalizados durante a semana.
O serviço também é importante para a saúde pública, já que o descarte correto de inservíveis auxilia no combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Tudo o que é recolhido pela operação recebe a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldade de levar os materiais inservíveis até o Ecoponto mais próximo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. Pneus também são recolhidos pelas equipes, portanto a Operação Cata-Tranqueira ajuda ainda na contenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Importante: entulho de construção civil, lixo doméstico, podas de árvores e material de corte de jardinagem não são recolhidos pelas equipes.
A programação da Operação Cata-Tranqueira, assim como do Mutirão Cidade Bonita, estão disponíveis para consulta no portal da Prefeitura.