A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abrirá inscrições para o Passe Livre Estudantil referente ao 1°semestre de 2024 no dia 8 de janeiro, visando ao início das aulas no próximo ano letivo. A iniciativa garante a gratuidade nas linhas municipais aos estudantes e, para tanto, o cadastro deve ser feito até 30 de abril, pelo site www.suzano.sp.gov.br/web/passe-livre. É importante lembrar que o atendimento ao aluno começa somente após a aprovação de seus documentos digitalizados no endereço eletrônico citado, conforme cronograma publicado no acesso dos usuários.
Conduzido em parceria com a Radial Mais Transporte, o programa irá para o seu 11º ano de realização, tendo contemplado milhares de alunos do município desde então. A exemplo, considerando apenas o primeiro semestre de 2023, foram registrados mais de 2,2 mil atendimentos. A expectativa neste novo período de inscrições é que os cadastros possam equivaler aos números registrados nos primeiros seis meses do ano passado, contemplando agora cerca de 2,5 mil alunos.
Para ter acesso ao benefício, seja pela primeira vez ou em caso de renovação, o estudante deve residir em Suzano e ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos ou uma renda per capita de meio salário, comprovadas por meio da Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico).
No portal, o suzanense deve clicar no botão vermelho “Inscrições/Consultas: 1º Semestre de 2024” e inserir o CPF. Em seguida, o estudante informará os dados pessoais como nome completo, data de nascimento, endereço de residência, e-mail e número de celular, além de detalhes como a instituição de ensino, carga horária, curso e a linha utilizada no trajeto.
Após o preenchimento, o usuário deve salvar e imprimir o formulário, o encaminhando para validação da instituição de ensino. Passada essa fase, o interessado deve enviar o formulário completo, a Folha Resumo do CadÚnico, RG, CPF e o comprovante de endereço pelo site do programa. O material será analisado, bastando ao interessado aguardar a aprovação ou pedido de resolução de possíveis pendências da sua inscrição diretamente no portal.
Além da solicitação, o interessado ainda pode encontrar no site a seção “Dúvidas Frequentes”, um vídeo tutorial contendo o passo a passo para realizar a inscrição do benefício e, ainda, o cronograma completo das etapas no semestre e as exigências no momento do envio da documentação.