A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, em parceria em parceria com o Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), através do Instituto Acerte, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a MRS Logística vão realizar a ação “Rumo ao Natal” entre 2 e 21 de dezembro.
Em Mogi, o “Trem de Natal” vai passar no dia 17 de dezembro, pelas estações Mogi das Cruzes ou Estudantes. Em todas as cidades da programação de 2023, a previsão de início da ação é sempre a partir das 18h, com horário de chegada no destino final entre 22h e 0h.
Com mais de 800 km, o roteiro inclui ainda municípios como Sumaré, Araraquara, São José do Rio Preto, Rio Claro, Americana, Campinas, e também Cubatão e Santos no litoral.
As locomotivas utilizadas serão: a modelo 9270 que é de propriedade da Rumo e uma C30 de número 720, que pertence à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), uma das apoiadoras da ação e foi fabricada em 1990 pela General Electric.
Os veículos receberam aproximadamente 3.000 metros de fitas LED branca em todas as extensões, para levar a magia do Natal aos paulistas.
“2023 ficará marcado como mais um ano em que a Rumo, com a ajuda dos parceiros, realiza a ação com os ‘Trens de Natal’. Nos sentimos honrados em proporcionar momentos inesquecíveis e especiais para tantas famílias. Todos os anos, perto de dezembro, recebemos diversas mensagens em nossos canais de atendimento e redes sociais perguntando sobre as locomotivas, as atrações e, principalmente, sobre a visita do ‘Bom Velhinho’ que encanta as crianças. Quando chegamos com o trem iluminado e o Papai Noel nas cidades, a emoção é sempre muito grande, principalmente do público infantil”, fala Rodrigo Machado Thomaz, Gestor de Sustentabilidade da Rumo.
Cuidados e segurança
Para que todos possam assistir à passagem do Trem de Natal 2023 em segurança segue alguns cuidados essenciais:
- Mantenha distância segura de 15 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
- Escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens;
- Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados.
- Para evitar possíveis acidentes, esteja sempre ao lado das crianças.
Interaja nas Redes Sociais
Para dar mais visibilidade para essa ação especial, a concessionária convida os moradores para compartilharem seus registros no Trem de Natal. Para isso, basta postar fotos nas redes sociais com as hashtags #TremdeNatal2023 e #RumoaoNatal e mencionando nos stories do Instagram a @rumologistica e @abpf_regionalsul da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).