A Semana



Professor da UMC ressalta a importância dos exames preventivos de câncer de próstata

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Esses números fazem um alerta para a importância dos exames periódicos para o diagnóstico de doenças e o mês de novembro é destinado à conscientização sobre a saúde do homem.

Médicos e especialistas ressaltam a importância dos cuidados e prevenção. “Essa data é de extrema importância, ao lembrar ao homem que ele precisa se cuidar. Ir uma vez ao ano fazer seus exames já é o suficiente para controlar a próstata”, diz o professor da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e médico urologista, Guilherme Brites.

O especialista ainda frisa que homens com um histórico familiar marcado por problemas de próstata precisam ter mais atenção. “Este é um dos principais fatores de risco da doença, sendo extremamente necessário o acompanhamento médico nestes casos, começando inclusive antes dos 50 anos”, complementa.

Ainda conforme o médico, o problema continua sendo o preconceito por parte dos homens. “Ele diminuiu bastante, mas ainda existe e acaba sendo um dos motivos que afastam os homens do exame. A repulsa ainda é por conta do exame de toque, pois muitos acreditam que isso vai de encontro a masculinidade deles”, ressalta o especialista.

Os exames de diagnóstico do câncer de próstata podem ser feitos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo