Os organizadores da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2023 comemoram o sucesso da festividade religiosa e folclórica, que voltou a ser realizada com a programação completa depois de três anos. O balanço financeiro, que apresenta todos os dados, incluindo o repasse às instituições, será apresentado no prazo máximo de um mês. No próximo ano, a festa será realizada de 9 de maio a 19 de maio.
“Esta 410ª Festa do Divino foi além do previsto. Só temos a festejar os dados iniciais, em especial os de público – com uma estimativa de 410 mil pessoas, que compareceu nos vários eventos que a festa promove ao longo de 11 dias, desde o começo ao fim. Todos estavam sedentos de comemorar, depois de anos de muitas perdas e tristezas. Foi possível ver a emoção de cada devoto, seja nas Alvoradas, onde a devoção é bem forte; ou nas missas da novena na Catedral de Sant´Ana, momento de muita oração e reflexão; a Entrada dos Palmitos também foi bem prestigiada; assim como a Procissão de Pentecostes, que, apesar da chuva fina que caia durante o percurso, não deixou de ser realizada. As noites de Quermesse, e, aos fins de semana, às tardes, também, teve grande sucesso de público. Graças a Deus, não tivemos nenhuma intercorrência e tudo ocorreu conforme o planejado, superando, no entanto, todas as nossas expectativas, embora já imaginássemos que os devotos iriam comparecer”, destaca o festeiro de 2023, Josmar Cassola Silva.
De acordo com ele, o balanço financeiro só não será entregue antes porque é preciso aguardar o pagamento feito com cartão de crédito. “Sobre o cartão recarregável, utilizado na Quermesse para as compras feitas nas barracas das instituições, ele poderá ser utilizado, sim, na próxima Festa do Divino, mas o crédito, se houver, não valerá mais. Esse saldo vai para a festa”, revela Josmar.
Ciente de que fez um ótimo trabalho, ao lado da esposa, Maria Tereza Pereira Cassola Silva, e dos capitães de mastro Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina. “Tenho certeza que conseguimos atingir o objetivo de fazer com que ela cresça cada vez mais. a cada ano. Em diversos momento da festa, nos mais de 60 eventos, tivemos uma participação recorde de público”, comenta.
Passada essa fase, agora a organização estuda os nomes dos casais de festeiros e capitães de mastro que irão comandar a Festa do Divino 2024. Eles serão apresentados na próxima semana, no dia 8 de junho, na solenidade de Corpus Christi, às 9 horas, na Catedral de Sant´Ana.
Estimativa de público na Festa do Divino 2023
Entrada dos Palmitos: 65 mil
Pessoas na Quermesse: uma média de 250 mil (em todos os dias)
Alvoradas: 50 mil (nos 9 dias)
Missas da Novena: 15 mil (nos 9 dias)
Subimpérios em escolas, associações e instituições: 86 altares
Procissão de Pentecostes:
Público total: + de 400 mil pessoas