A Semana



Por que o que aconteceu com Vini Jr importa tanto?

Sucessivos casos de racismo contra Vinícius Junior, um jovem jogador de futebol, estrela de um dos maiores times do mundo, vêm repercutindo no mundo inteiro. O caso do último domingo não foi o primeiro episódio contra o brasileiro. Mas agora não dá mais para fingir que não está acontecendo nada.
Mas por que o que aconteceu com Vini Jr importa tanto, no mundo todo? Porque não é só ele que é vítima. Infelizmente, as ofensas são um lembrete gritante da prevalência do racismo no esporte. Como disse o próprio atleta: “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira”.

Só que agora chega. Os olhos de todo mundo estão perante este caso, que é apenas um entre muitos. Mas agora, chega. É preciso que haja providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo, sejam eles na Espanha, ou aqui no Brasil.

De fato, acontece mais perto do que se imagina. No ano passado, durante a primeira edição da Copa Mogi de Futebol Amador, o jogador de futebol do time Dragão Negro Esporte Clube, Rodrigo Weslley, foi vítima de racismo por um árbitro da partida. O caso segue até hoje na Justiça.

Não há mais espaço para isso, nem no futebol, nem em lugar nenhum. Mas o que queremos realmente é mais do que publicações de repúdio. Não adianta textos comoventes sobre Vinícius se quando acontece do lado de casa ninguém faz nada.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo